

Emagrecimento rápido, desculpas frequentes para não comer, ingestão apenas de frutas e legumes, maior agressividade e isolamento social, prática exagerada de exercícios físicos, consumo excessivo de laxantes e diuréticos, perturbações do sono, queda de cabelo ou manchas nas unhas, desaparecimento da menstruação (nas moças), ou perda da capacidade de ereção (nos rapazes), perda do desejo sexual e obsessão pelo controle de peso.

Dois ou três episódios de comer compulsivo por semana, durante pelo menos três meses, cáries frequentes, alterações no horário das refeições e multiplicação do seu número (embora a pessoa coma às escondidas), úlceras na parede do esôfago, feridas nas mãos (causadas pelos dentes, ao provocar vômito), agressividade e isolamento social, com mudança de humor constante, sintomas depressivos (como baixa auto-estima e insegurança), ansiedade, prática exagerada de exercício físico e as vezes perda de peso.
OUTROS DISTÚRBIOS ALIMENTARES
*ORTOREXIA: Comum entre mulheres dos 18 a 40 anos que são obcecadas por alimentação saudável. Evitam açúcar, sal, conservantes e defendem que tudo deve ser desinfectado. Se comerem alguma "tentação menos saudável", castigam-se com dietas rigorosas ou jejuns. Estas restrições obsessivas podem levar a carências nutricionais.
*VIGOREXIA: Atinge, sobretudo homens. Por mais músculos que tenham, sentem-se sempre sem encanto físico. Olham-se no espelho com frequência e pesa-se a toda hora. Treinam sem descanso, fazem dietas desequilibradas e recorrem a suplementos em geral, de proteínas. Podem ter problemas nos ossos e articulações.
*COMPULSÃO ALIMENTAR: Ingestão de grande quantidade de alimentos, em geral muito calóricos, num curto período. A pessoa fica horas sem comer, na esperança de estar fazendo dieta, e depois vem nova crise de voracidade. Afeta homens e mulheres, que sofrem de constantes oscilações no peso, embora tendam a ter quilos em excesso.
ONDE ENCONTRAR AJUDA
Em todo Brasil, há diversos programas de tratamento de distúrbios alimentares ligados a universidades. Procure em sua cidade. Aqui estão algum exemplos:
* Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (IPQ-USP)
Tel.:(11)3069-6975
* Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares (Proata/Unifesp)
Tel.:(11)5579-1543
* Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota - UFRJ)
Tel.:(21)2507-0065
By Proteste
Nenhum comentário:
Postar um comentário