* BEM VINDOS !!! *

Sejam muito bem vindos ao meu blog. Nele vcs encontrarão dicas, histórias de relacionamentos, atualidades, entre outras "cositas" mais. Caso queira ler sobre algum assunto ou artigo em especial e só pedir q terei prazer em atendê-los. Bjos !!!

* Frase do Dia *

"Quando se ama, não é preciso entender o que acontece lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós."
(Paulo Coelho)

* Rir Para Descontrair *

"Só temos duas certezas na vida: a morte e o especial do Roberto Carlos no final do ano."

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ANOREXIA e BULIMIA: Distúrbios Alimentares Que Podem Matar !!!

Hoje em dia o que mais se vê em revistas e novelas são corpos magérrimos, vendendo a imagem de beleza e felicidade. Diante disso, muita gente quer ser igual, principalmente adolescentes e jovens do sexo feminino. Adotando essa imagem a pessoa pode desencadear sérios distúrbios alimentares, por estar o tempo todo preocupada com seu peso e forma corporal. Fora que privações alimentares durante muito tempo pode também desencadear consequências graves e permanentes para o organismo como: diabetes, problemas circulatórios, cardíacos e ósseos. Distúrbios Alimentares são doenças psiquiátricas que tem inicio não apenas pela influência da mídia, mas também por questões psicológicas (separações, mudanças, depressão, ansiedade, perdas, auto-estima, problemas de relacionamento com família ou amigos, traumas, entre outros...). Um dos transtornos alimentares mais conhecidos é a ANOREXIA. Quem tem esse problema possui uma percepção distorcida de seu corpo: enxerga-se gordo sempre. Isso faz com que reduza drasticamente a ingestão de alimentos. Outro transtorno alimentar muito comum é a BULIMIA. A pessoa ingere grande quantidade de alimento de uma só vez, em curtos períodos de tempo, em seguida tomada pelo sentimento de culpa e para evitar que engorde, provoca vômitos e/ou usa laxantes, normalmente escondido. Como se não bastasse depois dessa crise, surge o sentimento de vergonha ou culpa, fazendo com que ela inicie um período de dieta ou então jejum. Uma boa notícia é que esses problemas mesmo sendo graves tem cura, desde que a pessoa se conscintize de que possui uma doença, a qual traz sofrimento para si própria e para a família, e tenha força de vontade para mudar seus comportamentos.

ANOREXIA - Sinais de Alerta:
Emagrecimento rápido, desculpas frequentes para não comer, ingestão apenas de frutas e legumes, maior agressividade e isolamento social, prática exagerada de exercícios físicos, consumo excessivo de laxantes e diuréticos, perturbações do sono, queda de cabelo ou manchas nas unhas, desaparecimento da menstruação (nas moças), ou perda da capacidade de ereção (nos rapazes), perda do desejo sexual e obsessão pelo controle de peso.

BULIMIA - Sinais de Alerta:
Dois ou três episódios de comer compulsivo por semana, durante pelo menos três meses, cáries frequentes, alterações no horário das refeições e multiplicação do seu número (embora a pessoa coma às escondidas), úlceras na parede do esôfago, feridas nas mãos (causadas pelos dentes, ao provocar vômito), agressividade e isolamento social, com mudança de humor constante, sintomas depressivos (como baixa auto-estima e insegurança), ansiedade, prática exagerada de exercício físico e as vezes perda de peso.

OUTROS DISTÚRBIOS ALIMENTARES

*ORTOREXIA: Comum entre mulheres dos 18 a 40 anos que são obcecadas por alimentação saudável. Evitam açúcar, sal, conservantes e defendem que tudo deve ser desinfectado. Se comerem alguma "tentação menos saudável", castigam-se com dietas rigorosas ou jejuns. Estas restrições obsessivas podem levar a carências nutricionais.

*VIGOREXIA: Atinge, sobretudo homens. Por mais músculos que tenham, sentem-se sempre sem encanto físico. Olham-se no espelho com frequência e pesa-se a toda hora. Treinam sem descanso, fazem dietas desequilibradas e recorrem a suplementos em geral, de proteínas. Podem ter problemas nos ossos e articulações.

*COMPULSÃO ALIMENTAR: Ingestão de grande quantidade de alimentos, em geral muito calóricos, num curto período. A pessoa fica horas sem comer, na esperança de estar fazendo dieta, e depois vem nova crise de voracidade. Afeta homens e mulheres, que sofrem de constantes oscilações no peso, embora tendam a ter quilos em excesso.

ONDE ENCONTRAR AJUDA

Em todo Brasil, há diversos programas de tratamento de distúrbios alimentares ligados a universidades. Procure em sua cidade. Aqui estão algum exemplos:

* Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (IPQ-USP)
Tel.:(11)3069-6975

* Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares (Proata/Unifesp)
Tel.:(11)5579-1543

* Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota - UFRJ)
Tel.:(21)2507-0065

By Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário